Trabalhava em um Loteamento Residencial fechado, em Jandira, município da Grande São Paulo em SP. Um local conhecido como condomínio, mas cumpre esclarecer que quase todos os assim chamados e constituídos de casa nesta região, não o são propriamente ditos. São sim loteamentos fechados, que diferencia da denominação usual pois nestes locais as ruas e áreas comuns são pertencentes a municipalidade, cabendo a associação dos moradores apenas cuidarem do acesso e manutenção. E nos condomínios as áreas comuns pertencem aos moradores, cabendo a eles o pagamento de IPTU inclusive das ruas, que deixam de ser vias públicas.
Eu era a responsável pela manutenção do Residencial, meu departamento, e tudo o que se referia a construção civil: fiscalizar obras, particulares e comuns a todos os associados (playgrounds, áreas de lazer, portarias), analisar projetos, cuidar da equipe de manutenção, orçar e comprar materiais, asfaltar ruas, dar consultoria a quem estava e/ou pretendia construir, dentre outras mil outras coisas.
Mas o local em si, além da riqueza profissional adquirida, pois tinha uma mini-cidade (1200 lotes) para cuidar e realizar toda sorte de obras, ao contrário de quem trabalha numa empresa de um ramo específico e acaba se especializando em uma coisa só, era uma maravilha, pois tinha ainda o contato direto com a natureza.
Ai que delícia, andar pelas ruas e cruzar com lagartos, esquilos, macacos. Entrar na mata e encontrar cobras, papagaios. Toda a espécie de árvores nativas, pau jacaré, ypês, minas d'água. Enfim, a natureza verdadeira margeando a civilização, ou fielmente falando, a civilização invadindo a natureza. Meio que acabando com ela.
Cobras entrando em casas, lagartos em motor de carros, ovos de urubus em quintal de casas, macaquinhos levando choques e caindo de fios de alta tensão e por aí vai... Era triste, apesar de tão bonito este contato. Aprendi a respeitar os animais, e que não podemos simplesmente sair desmatando e construíndo ao bel prazer e vendo o desespero dos pobrezinhos que provocam o horror na pessoas que nem ao menos se tocam que foram elas que criaram isto.Ai que delícia, andar pelas ruas e cruzar com lagartos, esquilos, macacos. Entrar na mata e encontrar cobras, papagaios. Toda a espécie de árvores nativas, pau jacaré, ypês, minas d'água. Enfim, a natureza verdadeira margeando a civilização, ou fielmente falando, a civilização invadindo a natureza. Meio que acabando com ela.
Agora, acabarei trabalhando em um ramo diferente, terei mais contato com os seres humanos do que com os bichos, mas ficará o gosto de mais uma experiência vivida com sabor de aventura que ficou no passado... Só o fato de eu mesma ter presenciado tudo isto para acreditar.
Quem quiser fuçar, tem mais fotos aqui.
Um comentário:
Engraçado como o homem esta preocupado com lucros, visão financeira... Não se estabele mais cotatos com a natureza de maneira ajudadora... Dura realidade, mas te faz crescer e ser mais sábia do que hoje tu és..
Abraço e boa semana!
Postar um comentário