Páginas

quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Galinhos - RN


Fundação: 1963
Altitude: 2 m
População: 1.541 habitantes
Área Total: 333,4 km²
Dens. Demográfica: 4,62 hab/km²
(
http://www.citybrazil.com.br/rn/galinhos/)

“...Vila de pescadores, a sede do município de Galinhos tem cerca de 2 mil habitantes. A sua localização é numa pequena península, cujo acesso só pode ser feito de barco ou de veículo 4x4 e bugue, na maré baixa, enfrentando dunas.
Dunas, salinas e manguezais formam as paisagens que encantam os turistas, a vila de Galinhos é diferente, não possui trânsito de automóveis. Charretes são. cenários diferentes”
(http://www.natalonline.com/galinhos/index.shtml)

“A 160 km de Natal, Galinhos é dessas praias que não se fabricam mais. Como sempre acontece, o segredo de seu encanto está na dificuldade de acesso. Você deixa o carro num estacionamento e pega uma balsa, que aporta numa vilazinha de ruas largas e casas simples porém decentes. Uma frota de carrocinhas movidas a jegue (!) estará à sua espera, para levar você até a praia do outro lado da península -- um pontal de areia que avança num mar azul-calcinha, com um farol e duas lagoinhas temporárias (aparecem de setembro a março). Não existe praia mais bonita entre Pipa e Canoa Quebrada. A magia de Galinhos está na sua delicadeza: ao contrário das outras praias bonitas do litoral potiguar/cearense, nada aqui é monumental. Não há dunas nem falésias. Só um mar lindo, e a maré alta enchendo aos poucos a lagoinha temporária. Mas não espere nenhum luxo além da paisagem. “
(http://www.freires.com.br/destino.asp?destino_id=28&modo=esticar)

península
pe.nín.su.la sf (lat paeninsula) Geogr Porção de terra cercada de água por todos os lados, exceto por um, que se liga ao continente; quersoneso. (Fonte: Michaelis).


Foi para este maravilhoso local que aportamos na última segunda-feira. Sem carros nas ruas, praias desertas e um mar verde-água. Palavras faltarão para descrever as delícias de estar em um local assim (talvez por isto tenha "roubado" informações de quem está acostumado a relatar paraísos na Terra).

Mais fotos aqui, no meu flickr.

Um beijo a todos e comunico que a semana que vem (não há outro jeito) retornarei as atividades normais, inclusive na blogosfera.

Um comentário:

Anônimo disse...

olá, Carla...
descobri sua pagina por acaso procurando informações sobre Galinhos. Será q você poderia me ajudar?
Estou de férias a partir do dia 15 de outubro, tentando conhcer as praias dessa região, esticando provavelmente até Jeri, e tô meio em duvidas com tantas informações, sem ter exatamente a opinião do que é realmente imperdível no litoral norte do RN.
Qual sua opiniao?O que é realmente imperdível? Sobre hospedagem, o q vc indicaria em Galinhos? Como deixar o carro no continente? é complicado?
Penso tambem em passar alguns dias em sao miguel do gostoso e ponta do mel, o q vc acha?
Se puder, ficaria muito agradecido se madar as respostas pro meu email: cristianohenrique@hotmail.com
um abraço e antecipadamente agradeco.