Páginas

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Os livros que eu li este ano - Parte 2

Depois de ter postado a primeira "listinha" de livros já lidos este ano aqui, acabou que gostei tanto da idéia que me empolguei em atualizar minhas últimas leituras. Sei que não sou nenhuma crítica literária, e nem me atrevo a ser, aviso logo para quem quiser ler: é apenas um resuminho do enredo, às vezes, com uns pitacos do que achei de cada um.

14. Jules e Jim - Henri-Pierre Roché:
Obra prima que ficou famosa depois que Fronçois Truffaut resolveu filmá-la. Confesso que li o livro antes de ver o filme e gostei mais da versão em papel... Como sempre. A história se passa no começo do século XX e retrata o triângulo amoroso entre dois melhores amigos e o amor compartilhado pela mesma mulher.

15. A Cabana das Flores - Roberto de Carvalho/Basílio:
Romance espírita que conta a saga de um médiun curador, dado como louco na infância, que vive de favor nas terras de uma fazenda. Em paralelo a história dos ricos proprietários que agora unidos por laços familiares precisam resgatar dívidas do passado.

16. Greta - Mônica de Castro/Leonel:
Outro romance espírita, eu adoro. Uma babá que após a morte por acidente de um bebê é expulsa pela família inconformada. Na rua é ajudada pelo dono de um prostíbulo, mas por não amá-lo, prefere transformar-se na sensual Greta em vez de viver de favor.

17. O Diário de Anne Frank - Por Otto H. Frank e Mirjam Pressler:
Relatos de uma garota judia, morta pelos nazistas, em seu diário durante os anos em que ficou escondida no sotão de uma casa em Amsterdã. Emocionante. Seu dia-a-dia, a rotina no esconderijo, seus sentimentos, segredos, desejos, a descoberta da sua sexualidade e a fé inábalavel na bondade das pessoas.

18. O Que Eu Amava- Siri Hustvedt:
Livro de estréia da autora. Memórias de um historiador de arte, contada em primeira pessoa. Retrata a ligação do personagem principal e um pintor, até então desconhecido, de um quadro que ele encontra por acaso. A consolidação da amizade, o casamento e o nascimento dos filhos de ambos na mesma época, a mudança para o mesmo prédio do Soho. Uma desgraça. Descobertas. Supreendente e cativante do princípio ao fim.

19. Marley & Eu - John Grogan:
A emocionante história real de um cão atrapalhado capaz dos maiores desastres domésticos e públicos. Ao mesmo tempo em que te faz rir e duvidar que seja possível, Marley cativa com o amor incondicional de um cão por sua família. O primeiro livro que me levou literalmente às lágrimas - quando eu não sabia mais se virava a página ou enxugava os olhos.

20. A Dama da Internet - Justino:
Uma hacker inescrupulosa, que abusa dos altos conhecimentos da rede para envolver pessoas, transformando-as ardilosamente em vítimas de golpes milionários. A pena é que quando pensava que a história estava deslanchando, o livro acabou (!), antes mesmo da metade do total de páginas. O que "preenche" o restante do volume é um aglomerado de notícias policiais publicadas no mundo inteiro envolvendo este submundo da informática.

21. Achado não é Roubado - Mark Bowden:
Jovem operário acha uma maleta caída de um carro forte contendo mais de um milhão de dólares. Junto com a grana acabam envolvidos no dilema as pessoas que ele encontra ao longo do caminho que o tentam de diversas formas: tomar partido, devolver o dinheiro, tirar proveito. O que poderia ser um sonho realizado, acaba transformando-se num pesadelo. História real que depois foi ligeiramente romanceada (leia-se deturpada) para filmagem no cinema com John Cusack no papel principal em Dinheiro por Nada (Money for Nothing).

22. Vingana - Laura Blumenfeld:
Depois de dez anos, jornalista americana resolve ir atrás do terrorista que atirou em seu pai. Um romance que envolve da primeira à última linha. Uma trama maravilhosa, que retrata sua busca pessoal, as diversas reações humanas frentes aos mesmos problemas: históricas, racionais, emotivas, religiosas, ideológicas... Simplesmente me surpreendeu.

Pois é, eu ainda duvidando de que ler não seja realmente um vício. Praticamente fechei o último virando a página do próximo...

4 comentários:

Anônimo disse...

Vc ja leu todos esses livro esse ano? parabens..acho que estou ainda no segundo esse ano..

Anônimo disse...

Vc ja leu todos esses livro esse ano? parabens..acho que estou ainda no segundo esse ano..

Carlinha Salgueiro disse...

Cilene foi este ano sim! por incrível que pareça... Talvez eu seja mesmo uma aberração!
Beijos!

Jacke Gense disse...

Ah.. vi q vc leu o livro "Marley & Eu"... to pensando em compra-lo depois de terminar o "Caçador de pipas" .. pelo jeito vc adorou...

Bjs