Páginas

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Olívia

DSC09098

Olívia é minha cachorinha querida, adotada das ruas de Jandira, estado de São Paulo, há pelo menos uns oito anos, talvez mais, não lembro direito (garanto que amanhã vou procurar os documentos dela pra ver).

Hoje ela mora em Natal, no Rio Grande do Norte. Esta mudança foi um acordo que fiz com minha mãe na segunda visita de férias da Olívia à casa nova dos meus pais: já que eu tinha começado a estudar novamente, ela ficaria, porque não seria justo para um cão ficar “abandonado”, já que eu saía para trabalhar às seis e só voltava da nova faculdade por volta da meia noite.

Foram meus pais que me ensinaram a amar os animais, não tinha como não achar melhor para vida dela esta decisão: uma casa grande que meu pai comprou e para onde se mudaram depois de sua aposentadoria. Pessoas em casa o dia todo dar amor, além de uma cachorrinha para servir de companhia para a Olívia.

Claro, que eu sentia falta, ela também. As visitas a cada ano, ela me esperando no aeroporto e ficando tão feliz ao ponto de ter incontinência urinária! Grudar em mim em todo o tempo que eu estivesse por aqui, sem falar na percepção da minha partida antes mesmo de eu recomeçar a fazer as malas. Juro, dois dias antes ela começava a trazer seus brinquedos para perto da cama que eu dormia e mergulhava numa espécie de depressão.

Mas, mesmo depois que me formei, resolvemos que ela ficaria. Imagina, trocar uma casa com quintal, amigos caninos (a tropa tinha crescido) por uma casa pequena, quase sem quintal e comigo saindo todos os dias para trabalhar? Não, realmente o melhor para a Olívia era continuar em Natal.

A cachorrinha incrível, minha Schnouzer do Paraguai, Olívia Loyola, a emergente que saiu das ruas para andar de avião e morar no Nordeste. A minha alma gêmea em forma de cão: tem alergia de pulgas (de ficar com bolinhas vermelhas na barriguinha), odeia acordar cedo, é extremamente ciumenta com suas coisas materiais (tudo que foi dado para ela, ela defende com latidos e dentes, e ninguém toma de volta) e morde mesmo se alguém se aproximar ameaçando quem ela ama – tudo igual a mim!

Só que a vida nem sempre é um mar de rosas e, como se não bastasse o sofrimento dos seus primeiros anos de vida, quando era uma simples vira latas de rua, cheia de sarna, uma perninha manca (talvez tenha sido atropelada), além de ser xingada de feia (tadinha, todo mundo falava pra eu colocá-la nestes concursos de cães mais feios), agora a bichinha é cega. A catarata tomou conta dos seus dois olhinhos.DSC09106 Eu já sabia que isto aconteceria, mas sei lá… Não acompanhei o processo gradual, da última vez que a vi ela ainda tinha a visão parcial. Fiquei realmente em choque.

Dinheiro para a cirurgia não tenho. Tentar levá-la para São Paulo, submetê-la a uma mudança agora, nestas condições, seria a pior covardia… Aqui é o portinho seguro dela: tem meus pais, que não mudam mais nada de lugar dentro de casa, tem seus companheiros (duas outras cadelinhas e um gato – o caolhinho que minha mãe achou na rua).

E, no meio de tudo isto, acho que ela não sofre tanto. Já está adaptada a sua nova condição. Sabe se virar, tateia devagarinho, anda se guiando pelas paredes, desvia de um pé de cadeira e vai levando… E nunca corre – ato que não mais nos permite mais ver a puxadinha da perninha manca que aparecia só quando ela era rápida, um dos seus charmes.

Brinca com as outras cachorras enquanto elas estão perto, mas, basta as duas outras cadelinhas dispararem na corrida para a Olívia ficar de fora, olhando sem ver, parada no seu canto. Afinal, já disse, ela não corre mais.

Meu coração dói, já perdi as contas das lágrimas derramadas desde a madrugada da segunda passada, quando cheguei aqui, depois de dois anos sem vir.

Revolto-me contra Deus, que permite que mais um animal que eu escolho para criar (a outra foi a Emília) sofra… Por que Senhor? Por que um ser que não peca, que não sabe falar para pedir ajuda, que não faz maldades com o próximo, por que ele sofre? Por que os animais sofrem?

Chego a duvidar que o Deus pai exista… Eu sofro e choro. Mas, você Olívia, eu amo, pra sempre!

PS: Um acalanto na noite foi este post, adorei o nome: Um homem guia para um cão cego. Fica o link.

7 comentários:

Valentina disse...

As vezes eu tb me pergunto pq os animais sofrem? E pior, eles não são culpados de nada... normalmente somos nós que os fazemos sofrer...

Mas fica a certeza de que há pessoas, como nós, que sabem respeitar e amar nossos amigos de 4 patas (ou 2 ou 3.. rsrs)

Ainda bem que existimos...

Beijo

Deia disse...

Querida;
Adorei o seu post. Acho que devemos escrever e viver com o coração. Acredito em Deus, mas esta crença não me impede de assim como vc, questionar algumas coisas. Espero que a lindinha fique melhor. Mas, penso que Deus age no que não compreendemos e Ele em tudo nos que ensinar algumas coisas. Fiquei feliz em conhecer o teu espaço.
bjos e aguardo notícias

Karla Gisele disse...

Oi Olívia!
Hj to passando para te dizer que tá rolando um sorteio no meu blog. Aparece e participa tá?
Tenha um Feliz Natal e um Ano Novo vitorioso.

Beijos.

www.todamulherprecisa.com

DO disse...

um maravilhoso 2010 à vc e aos seus,Carlinha.

Beijos!

Anônimo disse...

Ai morro de dó, por isso q não pego um. Meu ape tb é pequeno e não ia dar mto certo.
Big Beijos

Denise N disse...

Poxa Carla, fico muito triste ao ler a situacao da sua Olivia (eu adoro nome dar nome de gente p os caes tb, lindo esse nome).
Anos atras eu tomava conta de 1 filhote, o meu trabalho em NY e basicamente baba de caes, entao eu tinha esse bebe q eu tomei conta ate quase 2 anos, ia todos os dias na casa dele, ele se mudou e eu nunca mais o vi, 1 ano mais tarde eu estava sentada num parque qdo um cachorro muito parecido com ele (Hugo o nome dele) veio nos cheirar, porem nada me passou pela cabeca pois aquele cachorro do parque tinha somente um olho, qdo para minha surpresa vejo a dona ao nosso lado dizendo q ele tinha nos reconhecido. Hugo tinha perdido um olho brincando, bateu na parede e o olho pulou. Eu fiquei inconsolavel qdo vi Hugo como um pirata no parque, desabei a chorar, chorei como crianca, porem, depois de chorar por meia hora, varias pessoas virem me consolar e eu observar Hugo enquanto ele brincava com os outros, cheguei a uma conclusao: Os animais sao fortes demais, nos sofremos por tao pouco, eles nem mesmo sabem q fulano nao tem perna ou ciclano ta pirata, o Hugo nao se importava com isso, mas eu sim, ele nao estava com dores ou com vergonha disso. Os animais tem uma capacidade de adaptacao muito maior q a nossa, por isso acredite, Olivia esta bem melhor do que vc pensa.
De a ela muito amor e prazer nas coisinhas q ela gosta de fazer.

Unknown disse...

Oi filha, estou chorando,hj que entrei no seu blog, e acabei de ler o que vc comentou sobre Olivia eu tbem sofro,mais estou feliz em poder ter ela sobre meus cuidados,fiquei tbem emocionada,com o relato da Denise, sei que Olivia sente tua falta como tbem sei que ela aceitou sua nova vida,isso é, de ñ enxergar +, eu sou o guia do cão cego(Olivia), dou carinho,amor,e tenho cuidado especial por ela, vamos acreditar em deus, ele colocou vc e eu e nossa familia no caminho dela,sabe pq?, pq sabia do futuro dela.bjs.