Páginas

domingo, 11 de janeiro de 2009

Minhas Eco Bags

Gentem, que eu ando me sentindo chique. Andar com minhas eco bags por aí me faz me sentir assim.
E a cara de espanto dos vendedores quando digo que não preciso das suas sacolas plásticas faz valer qualquer passeio.

E mesmo há um bom tempo sem trazer mais delas pra casa, ainda tenho um estoque considerável que armazenei quando as usava com as compras do supermercado. E são nelas que jogo fora meu lixo orgânico que, por morar em zona urbana, fico sem opção de aproveitamento (como transformar em adubo, por exemplo).

Sobre o lixo reciclável, na minha cidade não há coleta seletiva, mas mesmo assim eu faço a separação.

Porque desde que o mundo é mundo, existem diferenças gritantes de classes sociais e, por causa delas, existem os catadores "anônimos" de recicláveis, daqueles que andam puxando uma carrocinha, normalmente acompanhados de vários vira-latas.

É para eles que separo os meus. Lavo e reservo num canto da cozinha que não me atrapalha. Aí, quando tem quantidade suficiente pra encher uma caixa (também para reciclar), coloco na calçada e eles levam embora pra vender e ganhar uns trocos.

Não acho isto nobre, pois sei muito bem que eles poderiam estar sendo assistidos por um órgão público,  organizados numa cooperativa e vivendo com segurança e dignidade como qualquer outro cidadão também trabalhador.

Mas, enquanto isto tudo não ocorre, sigo fazendo a minha pequena parte e, o que é melhor, me sentindo chique, na" última moda", batendo pernas com minhas eco bags pra todo lado.

E pra quem ainda não se convenceu, um argumento forte: elas são tão mais resistentes e seguras, que você pode voltar com a garrafa de vinho e a de refrigerante "fazendo peso" por dentro, que elas não correm o risco de estourar como as de plástico.

E, na maior cara de pau, me despeço poupando quem ainda lê este blog das desculpas esfarrapadas da minha ausência por aqui.

Feliz 2009!

12 comentários:

Anônimo disse...

Ah vi uma dessas ecobags na drogaria são paulo super legal.
Big Beijos

Anônimo disse...

Se cada um fizesse um pouquinho as coisas evoluiriam muito.
Beijão!

Yvonne disse...

Que saudade de você. Deveria postar mais para não deixar a gente triste.
Beijocas

Anônimo disse...

acho que isso é o mínimo que podemos realmente fazer... eu tb tenho evitado pegar sacolas plásticas, a menos que tenha que fazer compras surpresa, uso ou as bolsas grandes ou as eco...

Anônimo disse...

Eu também uso ecobag (ou seria eco-bag, essa reforma ortográfica me deixa confusa!) e também adoro chocar os vendedores…

Eu também tenho um estoque de sacolinhas de supermercado para colocar lixo.

Eu também admiro e valorizo muito os catadores de lixo, apesar do Estado e da iniciativa privada não fazerem o mesmo.

Que bom que voltou!

Ludi disse...

Tambem estou adepta das Eco Bags. E acho legal a camapnha dos lugares pra fazer com que cada vez mais o pessoal tome consciência de que o negócio ta ficando feio, e se a gente não tomar atitudes, vamos sofrer ainda mais!
Aqui em Santos tem um dia da semana em que passa o 'lixo limpo' e existe cooperativas pra isso e tudo mais!
Beijão

Rodrigo B. disse...

Eu uso poucas sacolas também, sempre estou com minha mochila =D O ambiente agradece..

Fana Fanii disse...

aqui em manaus já temos coleta seletiva, capenga mas temos, pena que nem todos respeitam...
qto as eco-sacolas, essas ainda não "pegaram" por aqui, uma pena!

Sonho Meu disse...

O estado da Virginia (li hj no jornal) vao banir as sacolas plasticas dos supermercado...ou seja, se querem comprinhas em sacolas...tem que levar as suas.
Eu tenho um monte dessas sacolas e já deixo no meu carro. Quando vou fazer compra, é so leva-las comigo.
Reciclagem aqui tem e é muito serio...newspaper e plastic cada um tem a sua reciclagem ... é so levar lá perto do lixo e jogar os itens...depois vem um caminhaozao e leva tudo.
bjs,
me

Anônimo disse...

Carla,
realmente os catadores trabalham, na maior parte das vezes, em condições tristíssimas. O melhor para eles seria entrar em cooperativas, mas muitos não querem. Aqui também faço assim. Por incrível que pareça, a situação do lixo em Brasília é pessimamente estruturada. Separo os meus para os catadores, pois imagino que, com isso, dificulto menos para eles.
Beijão!

Anônimo disse...

belas idéias.Mas mgostei de saber que est´+a bem.Se me visita ou nao, nao importa. SABER QUE ESTÁS BEM E FELIZ, JÁ ME BASTAM.BEIJOS E DIAS FELIZES

Tainá Almeida disse...

Ahhhh... eu quero eco bag tbm... rsrsrsrs
Bjus lindaaaaa